- Rodolpho Barteczko, mais conhecido como Patesko, foi um dos principais ponta-esquerdas de sua época no futebol brasileiro. Com muita habilidade e qualidade na finalização, participou das Copas do Mundo de 1934 e 1938 pela Seleção Brasileira e atuou em 4 partidas.
- Este jogo em Porto Alegre serviu de vitrine para o ponta-esquerda paranaense. O Jornal da Manhã de Porto Alegre fez o seguinte comentário a respeito da atuação do ponta palestrino: “O jovem ponteiro visitante, mais uma vez demonstrou ser um dos mais completos jogadores em sua posição, que pisou nos gramados porto-alegrenses nestes últimos anos. Ele fez uma extraordinária partida”.
- E esta história começa depois da Copa de 1934, quando Patesko foi vendido para o Botafogo que era o mais importante time da década no Rio. O ponteiro, considerado um dos maiores jogadores brasileiros em sua posição, era ofensivo, driblava bem e finalizava sempre com perigo.
- Patesko jogou pelo alvinegro de 1934 a 1943, num total de 237 partidas e assinalando 102 gols. Embora fosse ponteiro esquerdo, a partir de 1942 também atuou na ponta-direita.
- Eram jogadores oriundos da várzea curitibana e de categorias inferiores que deram novo atrativo para a competição. Patesko, por exemplo, era um canhoto que chutava forte, finalizava bem e era exímio driblador.
- Ponta-esquerda veloz e muito habilidoso, ele foi um craque que esteve em duas Copas do Mundo, as de 1934 e de 1938, esta, ao lado de Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Batatais, Tim, Hércules e Machado. Foi um jogador cobiçado pelos grandes clubes, inclusive do exterior, como os argentinos San Lorenzo, de Buenos Aires, e Gymnasia y Esgrima, de La Plata.
- Foi considerado o mais destacado avançado canhoto do futebol brasileiro em meados da década de 1930. A sua excecional capacidade de drible e finalização fizeram dele um avançado competente.
- RODOLFO BARTECZKO, mais conhecido como "Patesko", (Curitiba, 12 de novembro de 1910 — Rio de Janeiro, 13 de março de 1988), foi um futebolista brasileiro, considerado um dos mais completos ponta-esquerdas do futebol brasileiro na sua época: ofensivo, bom driblador e finalizador.